sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fundarte promove recital de contrabaixo e piano com ex-aluno

O montenegrino Alexandre Ritter, ex-aluno da FUNDARTE, fará no dia 22 de setembro, às 20 horas, no Teatro Therezinha Petry Cardona, um Recital Solo de contrabaixo e piano, acompanhado do pianista André Loss. A entrada é gratuita com retirada de senhas na FUNDARTE. Alexandre Ritter iniciou sua formação musical na FUNDARTE. É professor de contrabaixo da UFRGS desde 2000, e recentemente, maio de 2010, recebeu o título de Doutor (Doctor of Musical Arts-DMA) em Duble Bass Performance pela The University of Geórgia- UGA (USA). Realizou sua pesquisa e dissertação sobre o Divertimento Concertante de Nino Rota, trabalhando diretamente com Franco Petracchi, famoso pedagogo e contrabaixista italiano. A peça foi escrita em sua homenagem em 1971 e publicada em 1973 (Carisch Edition).




A formação musical e acadêmica de Alexandre também inclui um ano de mestrado em Bass performance na University of British Columbia (Canadá). Realizou seu bacharelado na UGA obtendo o Título de Bachelor of Music (BMUS). Participou de vários cursos importantes tendo a oportunidade de tocar para professores como Franco Petracchi, Joel Quarrington, Edwin Barker, Gary Karr, François Rabbath, entre outros. Sua experiência profissional em orquestras inclui sinfônicas nos USA: Charleston, Savannah, Macon, Greenville, Ocmulgee, Athens, bem como a sinfônica e a orquestra da Opera de Augusta; orquestras no Brasil: Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, bem como a Orquestra UNISINOS. Sua experiência como solista inclui, além dos recitais solos executados durante os cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado, execução do concerto para contrabaixo e orquestra de S. Koussevitsky bem como o concerto Nº 2 de G. Bottessini com a OSPA e Orquestra UNISINOS. Além das carreiras de execução contrabaixística e do ensino, Alexandre pretende fomentar e difundir novo repertório camerístico e solístico de música clássica para contrabaixo através de recitais no âmbito nacional Brasileiro.



André Loss tem atuado como solista e camarista na América do Sul e na América do Norte. Realizou sua formação musical e acadêmica no sul do Brasil e seu Doutorado em execução Musical em Piano no College Conservatory of Music em Cincinnati, Oh, nos Estados Unidos. Esteve também na Eastern Illinois University, onde recebeu uma bolsa para acompanhar exclusivamente os masterclasses do barítono William Warfield. Ele é atualmente professor das disciplinas de piano e literatura pianística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS. André Loss tocou com importantes orquestras no Brasil, ganhou vários prêmios no país, e participou do 10º Concurso Internacional de Piano Robert Casadesus, em Cleveland, Oh. Gravou um CD com a soprano Adriana Zignani, o qual recebeu o Prêmio Açorianos de melhor CD de música erudita da cidade de Porto Alegre. Além das carreiras de execução pianística e do ensino, André Loss mantém um projeto de recuperação de partituras de concertos para piano de compositores pré-românticos.

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário