A forma com que o contrabaixista Alexandre Ritter marcou sua volta a Montenegro foi um concerto acompanhado de pianista André Loss, que teve entrada franca, na de quarta-feira, 22, no Teatro Therezinha Petry Cardona. Um bom público compareceu para conferir o espetáculo de música clássica, na primeira noite da primavera de 2010.
Antes do espetáculo, Maria Isabel Petry Kehrwald, Diretora Executiva da Fundarte, salientou a importância do retorno do ex-aluno para e entidade. “Para nós é um privilégio receber o Alexandre, e podermos ouvir novamente o som lindo que ele sabe tirar do contrabaixo”, declarou. Em seguida os músicos apresentaram peças de Marlos Nobre, Radamés Gnattali, Giovanni Bottesini, Giacchino Rossini, Franco Petracchi, e Nino Rota.
Formação internacional
Alexandre Ritter iniciou sua formação musical na FUNDARTE. É professor de contrabaixo da UFRGS desde 2000, e recentemente, em maio de 2010, recebeu o título de Doutor (Doctor of Musical Arts-DMA) em Duble Bass Performance pela The University of Geórgia- UGA (USA). Realizou sua pesquisa e dissertação sobre o Divertimento Concertante de Nino Rota, trabalhando diretamente com Franco Petracchi, famoso pedagogo e contrabaixista italiano. A peça foi escrita em sua homenagem em 1971 e publicada em 1973 (Carisch Edition).
A formação musica de Ritter inclui ainda passagens pelas principais universidades do Canadá e Estados Unidos. Participou também de várias orquestras sinfônicas americanas e brasileiras, com destaque para a OSPA.
Além das carreiras de execução contrabaixística e do ensino, Alexandre pretende fomentar e difundir novo repertório camerístico e solístico de música clássica para contrabaixo através de recitais no âmbito nacional Brasileiro.
O pianista André Loss tem atuado como solista e camarista na América do Sul e na América do Norte. Realizou sua formação musical e acadêmica no sul do Brasil e seu Doutorado em execução Musical em Piano no College Conservatory of Music em Cincinnati, nos Estados Unidos. Esteve também na Eastern Illinois University, onde recebeu uma bolsa para acompanhar exclusivamente os masterclasses do barítono William Warfield. Ele é atualmente professor das disciplinas de piano e literatura pianística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS.
(JP News)
falasefatos.com.br
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário